Pular para o conteúdo Pular para a barra lateral

Este tópico foi resolvido. Aqui está uma descrição do problema e da solução.

Problem:
Se você está enfrentando problemas com o WPML não aplicando ou gravando traduções nos campos ACF (postmeta) do post traduzido, mesmo após as traduções serem mostradas corretamente no ATE ou no Classic Translation Editor, e os campos ACF aparecem vazios ou no idioma original no editor do WordPress e no front-end.
Solution:
Identificamos que o problema ocorre apenas quando o plugin Elementor PRO está ativado. Após um ajuste no código do WPML no seu site, os campos agora devem aparecer corretamente nas traduções. Para posts que ainda apresentam o problema, você deve fazer uma pequena alteração no post original, salvar e então atualizar as traduções. Este ajuste será incluído permanentemente na próxima versão do WPML, 4.9.2.

Se a solução fornecida parecer irrelevante ou desatualizada, ou se o problema persistir, recomendamos que você abra um novo ticket de suporte. Também é altamente recomendável verificar os problemas conhecidos, verificar a versão da correção permanente e confirmar que você instalou as versões mais recentes dos temas e plugins. Para mais assistência, visite nosso fórum de suporte WPML.

Este é o fórum de suporte técnico para o WPML — o plugin de WordPress multilíngue.

Todos podem ler, mas apenas clientes do WPML podem postar aqui. A equipe do WPML responde no fórum 6 dias por semana, 22 horas por dia.

Marcado: 

Este tópico contém 3 respostas, tem 0 vozes.

Última atualização: Lucas Vidal de Andrade 5 meses, 2 semanas atrás.

Assistido por: Lucas Vidal de Andrade.

Autor Posts
fevereiro 22, 2026 às 18:54 #17841316

carlosS-75

Olá suporte WPML,

Estou com um problema persistente onde o WPML (ATE e também o Classic Translation Editor) mostra as traduções corretas, porém não aplica/grava essas traduções nos campos ACF (postmeta) do post traduzido. O resultado é que no editor do WordPress (post traduzido) os campos ACF ficam vazios/“Original: …”, e no front os textos não aparecem ou ficam no idioma original.

Site / exemplos

Site: link oculto

CPT: projeto

Post original (PT-BR):
link oculto

ID: 415

Tradução EN:
link oculto

ID: 1532

Tradução ES:
link oculto

ID: 1528

Ambiente

WPML Multilingual CMS: 4.9.0

WPML String Translation: 3.5.0

WPML SEO: 2.2.4

ACF Multilingual (ACFML) instalado e ativo

Elementor Pro (uso de Loop Grid / Loop Item templates)

Idioma padrão: pt-br

Idiomas: en, es

Taxonomia relacionada: servicos_projeto (esta parte está funcionando OK)

Campos ACF envolvidos (grupo “Infos Case”)

Campos de texto que NÃO são aplicados/gravadados via tradução:

titulo_visual (text)

servico (text)

texto (wysiwyg)

Campos que funcionam (porque estão como Copy e realmente existem como meta no traduzido):

video (oembed) — funciona e aparece no post traduzido

logo_cliente (image) — copy/variações

Problema (comportamento)

No ATE, esses campos aparecem com as traduções corretas (EN/ES) e a tradução fica como concluída/100%.

Porém, ao clicar em Salvar e concluir, o WPML não grava esses valores nos metas ACF do post traduzido.

Ao abrir o post traduzido (IDs 1532/1528) no editor WP, os campos ACF ficam vazios (ou continuam em PT caso tenham sido copiados antes) e mostram “Original: …”.

Evidências / testes que já fiz

Campos personalizados (metabox do WP)

Ativei a metabox padrão via filtro:
add_filter('acf/settings/remove_wp_meta_box', '__return_false');

No post traduzido, eu consigo ver que apenas metas como video existem (e por isso funcionam).

Os metas titulo_visual, servico, texto não são criados/atualizados quando concluo a tradução no ATE/Classic.

Teste “Copy → Translate” (prova que o WP consegue gravar metas)

Alterei temporariamente titulo_visual, servico, texto para Copy em WPML → Settings → Custom Fields Translation.

Resultado: o WPML copiou e criou os metas no post traduzido e o front passou a exibir (em PT).

Ao voltar esses campos para Translate e concluir a tradução no ATE/Classic, o WPML não sobrescreve os valores em PT com os valores traduzidos.
➡️ Ou seja, não é ACF/tema/Elementor bloqueando update de meta; é o “apply/write-back” do editor de tradução.

Verificação de “duplicado/sincronizado”

Chequei _icl_lang_duplicate_of e não há entradas para esse CPT (nenhum registro retornado). Então não é conteúdo preso como duplicado.

Metabox “Configuração de conteúdo multilíngue”

Ativei e configurei titulo_visual, servico, texto como Translate e apliquei no post original.

Mesmo assim, o post traduzido continua sem receber os valores traduzidos. No post traduzido essa metabox também passa a listar menos campos (basicamente os Copy).

Tentativas gerais

Deletei traduções e recriei (inclusive em amostras para não gastar muitos créditos).

Cancelei jobs pendentes e refiz os jobs.

Rodei botões de troubleshooting (limpar cache WPML, remover entradas fantasmas, corrigir atribuição de tipo de post, sincronizar IDs com ATE, sincronizar tradutores etc.).

Testei ATE e Classic Translation Editor: ambos mostram tradução certa, mas não aplicam os metas no WP.

Migração de URL / ATE logs

O site foi migrado de localhost para produção e fiz o procedimento do WPML de “moved/copied”.

Nos logs do ATE houve entradas com status 426 sobre mudança de URL (posso enviar o trecho completo do log). Depois disso, executei os passos sugeridos pelo WPML.

Mesmo em produção, o problema persiste e é específico do CPT projeto.

O que preciso do suporte

Verificar por que o WPML Translation Editor (ATE e Classic) não aplica/grava as traduções nos custom fields ACF (postmeta) para o post type projeto.

Verificar se ainda há algum problema de sincronização do ATE (website id/UUID/registro) que impede o write-back, apesar do editor mostrar as traduções corretas.

Se necessário, orientar um procedimento de reset/rebuild específico para esse post type (translation packages/jobs) para que o WPML volte a gravar os metas traduzidos corretamente.

Posso fornecer:

Debug info completo do WPML

ATE error logs completos

Acesso temporário ao wp-admin se necessário

Obrigado!

fevereiro 23, 2026 às 13:02 #17843132

Lucas Vidal de Andrade
Apoiador do WPML desde 11/2023

Idiomas: Inglês (English ) Espanhol (Español ) Alemão (Deutsch ) Português (Português )

Fuso horário: Europe/Vienna (GMT+02:00)

Olá,

Obrigado por compartilhar os detalhes. Neste caso, vou ter de conferir o seu site diretamente.

Para isso, eu precisaria de acesso temporário (WP-Admin e FTP) ao seu site, de preferência a um site de teste/staging onde o problema tenha sido replicado, se possível.

Os campos necessários ficam logo abaixo da seção de comentários. As informações que você inserir são privadas, ou seja, apenas você e eu poderemos vê-las e ter acesso a elas.

Talvez eu precise replicar o seu site localmente. Para isso, preciso instalar temporariamente no seu site um plugin chamado “Duplicator” ou “All in One WP Migration”. Isso me permitirá criar uma cópia do seu site e do conteúdo. Assim que o problema for resolvido, eu apagarei o site local. Me avise se isso funciona para você.

IMPORTANTE

Por favor, faça um backup completo dos arquivos e do banco de dados do site antes de nos conceder acesso.

* Se você não estiver vendo os campos de wp-admin/FTP, isso significa que os detalhes do seu login e do seu site serão tornados PÚBLICOS. NÃO publique os dados do seu site se você não estiver vendo os campos obrigatórios de wp-admin/FTP. Se você não os vir, peça para eu habilitar a caixa privada. A caixa privada é assim:

link oculto

fevereiro 23, 2026 às 17:29 #17844022

Lucas Vidal de Andrade
Apoiador

Obrigado por compartilhar. Eu baixei uma cópia do seu site e consegui isolar o problema - ele só ocorre quando o plugin Elementor PRO está ativado. Eu escalei o ticket para o nosso time de devs, que retornarão com uma resposta dentro de alguns dias.

Te manterei atualizado, obrigado pela paciência.

Março 2, 2026 às 12:46 #17864581

Lucas Vidal de Andrade
Apoiador

Olá,

Nós tivemos de fazer um pequeno ajuste no código do WPML, presente no seu site. Agora os campos aparecerão como esperado nas traduções. Para posts que ainda apresentam o problema, basta você fazer uma pequena alteração no original, salvar, e atualizar as traduções.

No próximo release do WPML, 4.9.2, isso já estará resolvido de forma permanente. Me diga se ainda tem alguma dúvida.