Pular a navegação

Este é o fórum de suporte técnico para o WPML — o plugin de WordPress multilíngue.

Todos podem ler, mas apenas clientes do WPML podem postar aqui. A equipe do WPML responde no fórum 6 dias por semana, 22 horas por dia.

Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat
- 9:00 – 12:00 9:00 – 12:00 9:00 – 12:00 9:00 – 12:00 9:00 – 12:00 -
- 13:00 – 18:00 13:00 – 18:00 13:00 – 18:00 13:00 – 18:00 13:00 – 18:00 -

Fuso horário do apoiador: America/Sao_Paulo (GMT-03:00)

Este tópico contém 5 respostas, tem 1 voz.

Última atualização: andreS-64 3 semanas, 1 dia atrás.

Assistido por: Mateus Getulio.

Autor Posts
novembro 26, 2024 em 5:05 pm #16446421

andreS-64

Histórico da questão:
Estou tentando atualizar os plugins e quero impedir que o WPML traduza os fields do ACF Pro. O problema pode ser visto em link oculto.

Sintomas:
Após atualizar os plugins, meu site quebrou completamente.

Perguntas:
Como posso impedir que o WPML traduza os fields do ACF Pro?
Por que meu site quebrou após a atualização dos plugins?

novembro 26, 2024 em 5:15 pm #16446463

andreS-64

Vou tenstar restaurar um backup, então vou anexar como o site ficou:

link oculto

Traduzir o nome do field, ex: {acf_home_1_title}, faz com que o meu page builder não reconheça esse valor e não exibe o texto.

Preciso impedir de todas as formas que esse valor seja traduzido.

novembro 26, 2024 em 6:46 pm #16446715

andreS-64

Na verdade o WPML está traduzindo as variáveis do Bricks Builder que puxam o conteúdo dos campos personalizados do ACF:

link oculto

link oculto

Existe alguma forma de impedir essa ação?

Eu quero traduzir os campos do ACF onde o meu cliente adiciona o conteúdo.

Quero manter o page builder restrito para o desenvolvimento, sem traduções.

novembro 27, 2024 em 2:26 pm #16450527

andreS-64

Eu preciso desativar 2 coisas: link oculto

1. Os fields do ACF porque isso está duplicando minha tradução.
2. Templates do Bricks (isso eu prefiro traduzir manualmente no page builder)

Só preciso traduzir os campos personalizados que eu criei: link oculto

Preciso de ajuda urgente!!

novembro 27, 2024 em 7:34 pm #16451530

Mateus Getulio
Supporter

Idiomas: Inglês (English ) Português (Português )

Fuso horário: America/Sao_Paulo (GMT-03:00)

Olá André,

Peço desculpas pelo atraso em responder à sua solicitação. Estamos lidando com um número atípico de tickets recentemente, mas esta é uma situação temporária. Agradeço sua paciência.

Primeiramente, gostaria de confirmar se a situação informada na sua segunda mensagem, sobre o site quebrar após a atualização, foi resolvida. Tivemos alguns relatos semelhantes após as versões 6.7 e 6.7.1 do WordPress, mas já disponibilizamos patches para corrigir os problemas. Caso o site ainda não esteja estável, por favor, me avise para que possamos analisar mais detalhadamente.

Sobre a Tradução dos Campos ACF:

Pelo que entendi, você está trabalhando com campos comuns do ACF, e gostaria de configurar quais campos devem ou não ser traduzidos. Você pode confirmar se tem acesso as configurações de tradução, conforme o print neste exemplo: link oculto,

Se você pode vê-los, você pode configurar os campos ACF para serem traduzidos, copiados ou ignorados.

Como você deseja traduzir apenas alguns campos específicos e impedir que outros sejam traduzidos, é recomendado usar o Modo Avançado/Expert de configuração de tradução do ACF. Com isso, você pode, definir campo a campo as seguintes opções:

- Traduzível: O campo será incluído no Editor de Tradução do WPML.
- Copiar: O valor será mantido igual ao idioma original.
- Ignorar: O campo será excluído do processo de tradução.

Veja mais informações na documentação oficial: https://wpml.org/pt-br/documentacao/projetos-relacionados/advanced-custom-fields-acf-multilingue-traduza-todos-os-campos-com-o-wpml/traducao-de-blocos-acf-com-o-wpml/.

Em relação aos templates do Bricks Builder, você pode tentar traduzi-los manualmente conforme você deseja, seguindo os passos disponíveis aqui: https://wpml.org/pt-br/documentacao/traduzindo-seus-conteudos/como-usar-designs-diferentes-para-idiomas-diferentes/

Em resumo, esses são os passos disponíveis no tutorial:

- Abra o template para edição no editor do WordPress.
- Dentro do editor do WordPress, vá até a seção Idioma na barra lateral.
- Alterne para o Editor WordPress.
- Na janela pop-up, escolha Esta página e clique em Aplicar.
- Clique no ícone de adição (+) ao lado do idioma desejado.
- Crie uma nova tradução utilizando o editor WordPress ou Elementor
- Quando terminar de editar, clique em Publicar ou Atualizar a tradução.

Espero que esses passos te ajudem a ajustar a tradução dos campos.
Obrigado,
Mateus

novembro 28, 2024 em 3:08 pm #16456067

andreS-64

1. ACF
Eu quero traduzir os campos (onde o usuário adiciona o conteúdo) e não a legenda (field) dos campós.

2. Bricks
Templates - WPML está traduzindo header, footer e outros templates (OK)
Páginas - De forma alguma WPML deve traduzir as páginas feitas com Bricks (home, contato, etc) porque isso traduz as variaveis do ACF Pro que o Bricks usa pra puxar o conteúdo.

Esse problema ocortrou após atualizar os plugins, não lembro se também atualizei a versão do WP.

Seus artigos não me ajudaram, leia com atenção as informações que te passei agora e já havia te passado no último ticket.

Por favor, preciso muito da sua ajuda.

novembro 28, 2024 em 6:17 pm #16456660

Mateus Getulio
Supporter

Certo,

Eu vou solicitar temporariamente acesso ao seu site ( WP Admin e FTP ) para que eu possa fazer o login e identificar o que está causando esse problema.

O acesso que você forneceu nos tickets anteriores foram removidos por motivo de segurança.

Você pode encontrar os campos necessários abaixo da seção de comentários, eles irão aparecer quando você for deixar a sua próxima resposta. Além disso, a informação de acesso vai estar em um campo totalmente privado e apenas eu e você poderemos ver.

*** Caso seja necessário, eu posso instalar o Duplicator para fazer uma cópia do seu site e instala-lo localmente no meu ambiente de testes? Isso é importante porque ao fazer isso eu vou evitar que as minhas alterações impactem no seu site principal. Eu vou com certeza apagar essa cópia tão log resolvamos este problema.

*** Além disso, por favor faça o seu próprio backup completo do seu site antes de adicionar as suas credenciais.

Aqui neste link você pode encontrar mais informações sobre sua privacidade e segurança ao fornecer informações de debug para suporte: https://wpml.org/purchase/support-policy/privacy-and-security-when-providing-debug-information-for-support/

Obrigado.

novembro 29, 2024 em 11:23 am #16459099

Mateus Getulio
Supporter

Olá,

Eu investiguei este problema, mas até o momento não consegui encontrar uma solução.

Pedi aos meus colegas para darem uma olhada nesse problema para ver se há algo que eu possa estar esquecendo.

Voltarei aqui assim que um dos meus colegas me responder (o que não deve demorar).

Obrigado,
Mateus

novembro 29, 2024 em 1:17 pm #16459700

andreS-64

Ok, fico no aguardo.

A primeira vez que eu traduzi, não tive esse problema.

Agora o cliente pediu alguns ajustes na tradução e o WPML começou a traduzir os elementos do Bricks e começou a duplicar os elementos do ACF adicionando os fields.

Eu posso até fazer uma correção manual, mas sempre que o cliente mexer em alguma coisa vai dar este problema.

novembro 29, 2024 em 5:15 pm #16460842

andreS-64

Matheus, quero pensar em um plano B.

1. Os Field Groups do ACF já estão marcados para não ser traduzidos, por certo existe algum bug no WPML: link oculto

2. Seria possível desabilitar a tradução de templates Bricks e reverter todos os meus créditos para que eu traduza novamente?

Dessa forma eu traduzo os templates (header, footer) direto no Bricks e isso não vai causar problemas com as páginas (home, etc).

novembro 29, 2024 em 5:28 pm #16460858

Mateus Getulio
Supporter

Olá André,

Essa é a configuração padrão do ACF link oculto.

Este ponto tem que estar configurado exatamente assim para não interferir com o modo de tradução do ACF(Same field across languages, Different field across languages and Expert) disponível dentro dos grupos de campos. Qualquer outra opção diferente da vista aqui: link oculto atrapalha a tradução dos campos ACF.

Ainda que você traduza os templates manualmente, a menos que consigamos identificar o que está adicionando esses campos extra na home page, eu receio que eles vão permanecer aparecendo no editor de tradução do WPML e causando problemas com a tradução automática.

Em relação ao problema original, a nossa equipe verificou e acredita que isso possa ser um problema de compatibilidade.

Para que possamos prosseguir com a investigação, precisamos replicar o problema em um ambiente de teste com uma instalação zerada do WordPress + WPML.

Temos um protocolo de compatibilidade para esses tipos de erro que envolve a replicação de um possível problema de compatibilidade em uma instalação zerada do WordPress para que possamos isolar outros possíveis fatores (variáveis do servidor, outros plugins conflitantes, etc.).

Isso nos permite focar especificamente na conexão entre o WPML e o outro(s) tema/plugin(s).

Neste caso específico, é necessário que você copie manualmente o seu site ou uma pequena parte dele para o ambiente de teste que eu vou compartilhar abaixo.

Você precisa replicar o problema até chegar a um ponto em que ele também possa ser visto no ambiente de teste. Não é possível importar o site usando um backup por exemplo, é preciso replicar o erro do 0 no site novo, mas apenas até um ponto onde consigamos vê-lo acontecendo, por exemplo, apenas um campo como o título já seria suficiente, desde que o problema seja igual ao site de produção.

URL para login com um clique: link oculto

Por favor, faça login nesse ambiente e proceda com a replicação do problema nele.

Assim que finalizar, gentilmente nos avise aqui no ticket para que possamos prosseguir para as próximas etapas.

Obrigado,

novembro 29, 2024 em 9:04 pm #16461104

andreS-64

Oi Mateus, eu não entendi o que devo fazer exatamente.

Mas o site que você tem acesso já é um ambiente de testes e tenho backup de tudo, pode mexer a vontade.

Dica: Talvez o conflito esteja no plugin Advanced Themer.

Você pode mexer no meu site mesmo?

dezembro 2, 2024 em 4:25 pm #16467580

Mateus Getulio
Supporter

Olá André,

Entendo sua preocupação, e gostaria de esclarecer por que solicitamos a replicação do problema em um ambiente sandbox.

Diferença entre o site de produção e replicar o problema em uma sandbox:

1. Site de produção:
Quando acessamos o seu site principal, estamos lidando com a configuração completa e real do seu ambiente de produção. Isso inclui todos os plugins, temas, configurações personalizadas e até mesmo outras variáveis externas, como configurações do servidor e conteúdo do cliente. Embora possamos investigar diretamente no site, qualquer modificação ou teste pode representar um risco para a estabilidade do site, mesmo em um ambiente de teste.

2. Ambiente sandbox:
Uma sandbox é um ambiente controlado e isolado, criado para replicar problemas específicos sem interferir no site principal. Ele nos permite:
- Isolar o problema: Reproduzimos apenas o necessário para identificar o que está causando o conflito, eliminando outras variáveis externas.
- Evitar riscos ao seu site: Qualquer alteração feita no sandbox não afetará o seu site ao vivo.
- Facilitar a análise detalhada: Com um ambiente mínimo, podemos focar no problema e testar soluções sem distrações.

O objetivo de replicar o problema no sandbox é garantir que conseguimos reproduzir exatamente o erro que você relatou (como os conflitos entre WPML, ACF e Bricks). Isso nos permite entender se a causa raiz está em uma incompatibilidade específica, e não em fatores externos do seu ambiente de produção.

Esta etapa também é obrigatória para que eu possa escalar o seu caso para a equipe de compatibilidade, o primeiro requerimento é que o erro seja reproduzível em uma sandbox.

Obrigado pela paciência e colaboração!

Atenciosamente,
Mateus

dezembro 2, 2024 em 6:58 pm #16468181

andreS-64

Isso é muito avançado para mim, não entendi como migrar para uma sandbox sem usar plugin de backup.

Por favor, me ajude apenas com o plano B.

Vou repetir a mensagem...

andreS-64
Matheus, quero pensar em um plano B.

1. Os Field Groups do ACF já estão marcados para não ser traduzidos, por certo existe algum bug no WPML: link oculto

2. Seria possível desabilitar a tradução de templates Bricks e reverter todos os meus créditos para que eu traduza novamente?

Dessa forma eu traduzo os templates (header, footer) direto no Bricks e isso não vai causar problemas com as páginas (home, etc).

dezembro 3, 2024 em 12:49 pm #16471825

Mateus Getulio
Supporter

Olá André,

Sobre os Field Groups do ACF, para reforçar minha mensagem anterior:

Para que o WPML utilize corretamente as configurações dentro do próprio grupo de campos, a opção "Do not make 'field groups' translatable" precisa estar ativada. Essa configuração é essencial para evitar que os campos sejam duplicados ou mal interpretados no processo de tradução. Por favor verifique estes outros links onde meus colegas abordam a mesma questão:

- https://wpml.org/errata/advanced-custom-fields-field-group-should-be-set-as-not-translatable/
- https://wpml.org/forums/topic/wpml-and-acf-fields-are-untranslatable/#post-16075900
- https://wpml.org/forums/topic/acf-fields-not-all-copied/#post-15511134

Essa configuração é fundamental para evitar conflitos.

Em relação a replicação na Sandbox, o procedimento para replicar o erro na sandbox não precisa ser complicado. É necessário:

1. Instalar o tema e os plugins essenciais.
2. Criar ao menos uma página que reproduza o problema (ex.: um campo de título adicional que aparece ao tentar traduzir no ATE).

Essa etapa é obrigatória para que possamos escalar sua demanda para a equipe de compatibilidade, conforme nosso protocolo. Replicar o problema na sandbox nos permite:

- Eliminar fatores externos (configuração do servidor, outros plugins, etc.).
- Focar diretamente na integração entre o WPML e os demais componentes do site.

Agradeço sua paciência e colaboração.

Atenciosamente,
Mateus

O tópico '[Fechado] Quero impedir que o WPML traduza os fields do ACF Pro, atualizei os plugins e o meu site quebrou com…' está fechado para novas respostas.